O melhor plano é estudar aqui!
31 3774-0705
31 98973-2614
Técnico em Farmácia

Técnico em Farmácia


Modalidade: Ensino Técnico

Duração: 20 meses

Portaria de autorização: nº 392/2018, de 07/04/2018

Horário das aulas: segunda a sexta, das 19h às 22h35min

Local das aulas: Unidade Sede - Centro

Previsão início: 21 de maio de 2018

Matrículas: poderão ser feitas na secretaria da Unidade 1 (R. Dr. Pena, 163, Centro) de 7h às 12h30min ou na Secretaria da Unidade Sede (R. Dr. Pena, 35, Centro) de 13h às 21h. Os documentos necessários são: xerox de Identidade e CPF – do aluno e dos pais ou responsáveis quando for menor; comprovante de endereço; 02 fotografias 3x4; prova de estar em dia com as obrigações do serviço militar, na forma da lei; certificado de conclusão e histórico escolar; ficha de matrícula preenchida.

 

CONHEÇA O CURSO:

O Técnico em Farmácia proposto está em consonância com a necessidade regional de formar mais profissionais na área da saúde; objetivando formar pessoas altamente qualificadas, capacitadas a desenvolver todas as competências relacionadas ao perfil do formando. A oportunidade do curso é baseada em uma pesquisa realizada em nossa cidade, região e em alguns municípios e instituições. O resultado deste levantamento concluiu que os cursos técnicos são uma grande oportunidade de a região avançar qualitativamente na área de saúde.

Segundo o Sinprafarma - Sindicato dos Práticos em Farmácia e dos empregados no comércio de drogas, medicamentos e produtos farmacêuticos, Sete Lagoas possui hoje 68 estabelecimentos no setor farmacêutico. A necessidade de formação, habilitação e capacitação de Técnicos de Farmácia é uma realidade que o mercado local precisa.

O curso Técnico em Farmácia, para atender às exigências do mercado de trabalho, deverá receber uma formação ampla, constituída por competências gerais e específicas que lhe permitam acompanhar as transformações da área, sob a supervisão do farmacêutico. O técnico poderá atuar em Drogarias, Farmácias de Manipulação, Farmácias Hospitalares, Distribuidoras, Indústrias Farmacêuticas e Unidades de Saúde.

Ao final do curso o aluno estará apto a realizar diversas atividades, sob a supervisão do farmacêutico:
➢ Identificar funções e responsabilidades dos membros da equipe de trabalho;
➢ Aplicar princípios e normas de higiene e saúde pessoal e ambiental;
➢ Manipulação de diversas formas farmacêuticas alopáticas tais como: soluções, xaropes, suspensões, géis, pomadas, pastas, cremes, loções, cápsulas, entre outros;
➢ Manipulação de cosméticos tais como: shampoo, condicionadores, hidratantes, filtro solares, cremes, entre outros;
➢ Manipulação de medicamentos homeopáticos;
➢ Manipulação de fitoterápicos;
➢ Realizar análises físico-químicas e microbiológicas em matérias-primas, medicamentos e cosméticos;
➢ Dispensação de medicamentos em drogarias, farmácias de manipulação e farmácias hospitalares;
➢ Interpretar e aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional de saúde;
➢ Identificar e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos;
➢ Interpretar e aplicar legislação referente aos direitos do usuário;
➢ Registrar ocorrências e serviços prestados de acordo com exigências do campo de atuação;
➢ Prestar informações ao cliente, ao paciente, ao sistema de saúde e a outros profissionais sobre os serviços que tenham sido prestados.

 

MATRIZ CURRICULAR: