O melhor plano é estudar aqui!
31 3774-0705
31 98973-2614

Vestibular Seriado é uma ótima opção

Seleção é feitas em três etapas

Assim que ingressam no Ensino Médio, os estudantes começam a pensar nos processos seletivos que terão de participar para ingresso nas instituições de ensino superior. Além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), adotada pela maioria das universidades (públicas ou privadas) por aproveitamento das notas, existem ainda outras modalidades de vestibular em forma de provas e com características próprias. O vestibular seriado é uma delas.

 

O que é o Processo Seletivo Seriado?

O Processo Seletivo Seriado é uma modalidade de processo seletivo gradual que atende aos candidatos que estejam cursando o Ensino Médio. A avaliação é progressiva, com duração de três anos consecutivos, sendo aplicadas a cada ano uma prova de acordo com o aprendizado dos conteúdos programáticos da: 1ª, 2ª e 3ª séries. O candidato deve participar de todas as provas para obter a classificação. Nos exames seriados para ingressar na universidade, cada prova avalia somente as matérias que o aluno acabou de estudar.

 

Quem pode fazer o Processo Seletivo Seriado?

A avaliação seriada está aberta a alunos matriculados no ensino médio. Normalmente o candidato se inscreve para os exames seriados na primeira série do ensino médio e faz uma prova a cada ano, até concluir a terceira série.

 

O que cai na prova do exame seriado?

As universidades, tanto públicas como privadas, têm autonomia para desenvolver suas provas, desde que sigam o conteúdo daquela série. No entanto, todas precisam seguir a grade de disciplinas estabelecida pelo Plano Curricular Nacional do Ensino Médio.

 

O modelo do exame também varia entre as faculdades. Cada prova pode conter questões somente objetivas, somente subjetivas, ou uma combinação das duas. A prova de redação também pode ser feita só na terceira etapa, ou em todas elas. É a também a faculdade que decide o número de questões de cada disciplina.

Para saber exatamente a matéria que cai na prova do PSS que você pretende fazer, bem como o tipo de questões (objetivas, subjetivas ou as duas), consulte o edital do exame, que normalmente é publicado no site da universidade. Algumas universidades, no momento da inscrição para o exame seriado, dão ao candidato uma planilha com todas as disciplinas e matérias que caem nas três provas.

 

A escolha do curso

Um detalhe importante é que para participar do Vestibular Seriado, o candidato não precisa ter decidido, desde o primeiro ano, em qual curso deseja ingressar. A escolha pelo curso geralmente acontece na última etapa, referente à terceira série do Ensino Médio, quando também são divulgadas as vagas disponíveis. Em algumas universidades é adotada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na terceira etapa.

 

O que fazer para passar na avaliação seriada?

Para passar na avaliação seriada, é importante lembrar que o processo todo dura três anos, e que se o candidato não for tão bem em uma das provas, pode se preparar melhor para a seguinte. Como o conteúdo do exame corresponde à série em que o candidato está, vale fazer um plano de estudo para o ano inteiro, aproveitando para estudar cada disciplina na medida em que for apresentada.

 

O peso de cada uma das provas pode variar de instituição para instituição. Algumas universidades adotam pesos iguais para os exames das três séries, sendo que o resultado é a média aritmética das três notas, outras atribuem pesos diferentes para cada série, sendo comum que a prova do terceiro ano tenha um peso maior.

Informe-se no site da instituição em que você se inscreveu para o exame seriado e consulte o edital para programar melhor seus estudos.

 

A quantidade de vagas

O número de vagas abertas para o PSS varia de universidade para universidade. É que cada uma tem autonomia para oferecer a entrada por meio desse tipo de exame. Se você pretende fazer o PSS para entrar na faculdade, consulte o edital publicado no site.

 

Vantagens do Processo Seletivo Seriado

Entre as vantagens de participar do exame seriado, podemos citar:

- o candidato que estiver na primeira série do ensino médio não precisa fazer a escolher do curso, pode esperar até estar na terceira série,

- o conteúdo das provas é referente à série que o candidato acabou de concluir,

- são três provas, uma a cada ano, o que dá ao candidato a oportunidade de avaliar seu desempenho e preparar-se durante três anos com mais tranquilidade.

 

Universidades em MG com exame seriado

O número de universidades e faculdades públicas e privadas que oferecem vagas para exames seriados vem crescendo. Veja algumas instituições mineiras de ensino superior que aplicam o exame seriado como forma de ingresso:

UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

- UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros (PA ES)

- UFLA - Universidade Federal de Lavras (PAS)

- UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (PISM)

 


Publicada em: 12/03/2018
Tags: