O melhor plano é estudar aqui!
31 3774-0705
31 98973-2614

Volta às aulas: Foco no objetivo e planejamento

O coordenador Luís Eduardo dá dicas para um ano letivo de sucesso

Com a volta às aulas eleva-se a importância de alinhar a linguagem entre estudantes, familiares, equipe e docentes, a fim de promover o desenvolvimento escolar e a orientação na construção do futuro.

 

Atento a esta necessidade, o coordenador pedagógico do Colégio Promove, Luís Eduardo de Souza Carvalho, fala àqueles que movimentam esta engrenagem rumo ao sucesso intelectual do aluno, confira:

 

Qual a proposta de trabalho do Colégio Promove, bem como, os valores e a missão? Qual o produto o Colégio Promove garante aos seus alunos e aos pais que depositam a sua confiança?

 

O Colégio Promove de Sete Lagoas, apresenta uma gestão de aprendizagem com atendimento individualizado ao aluno em suas necessidades, preparando o mesmo com conhecimentos e habilidades nos conteúdos tradicionais com o olho no mercado do futuro, das tecnologias, do empreendedorismo e da carreira profissional; proporcionando através de projetos multidisciplinares o protagonismo do seu aluno em todas as esferas pessoais de superação. O Colégio Promove ressalta o prazer em estudar com qualidade e dinamismo.

 

 

Como encarar os estudos de modo que o investimento financeiro seja convertido em resultado?

 

Primeiramente uma rotina de estudo adequada em um ambiente tranquilo e segundo uma boa leitura de mídias impressas e visuais. Sempre se manter atualizado de maneira global.

 

 

Qual a importância da educação, sobretudo diante das circunstâncias, dos cenários político e social, os quais vivenciamos atualmente?

 

A educação é a nossa herança dos nossos pais, assim, com o aprendizado podemos modificar e solucionar problemas da sociedade em prol do bem comum.

 

 

Estudar não consiste apenas em vir à escola, o lar é a extensão da instituição e vice-versa. Como gerenciar bem o tempo para um bom desempenho nos estudos?

 

Criando um bom planejamento de estudo, tendo horário, rotina e principalmente disciplina, com foco no seu objetivo, aprovação.

 

 

Qual o melhor ambiente para estudar tranquilamente?

 

Se analisarmos hoje todo ambiente está adequado para estudos e gera aprendizado, o importante o aluno se concentrar na atividade e buscar auxílio em suas dúvidas.

 

 

Quais as melhores técnicas para fugir da distração na sala de aula e também nos ambientes externos?

 

Concentração no professor em sala de aula, boa postura sentado e uma boa respiração, diminuindo a ansiedade.

 

 

 

Na hora da prova, como se sair bem nos resultados? Quais técnicas podem colaborar na hora dos estudos?

 

Não deixar para estudar na véspera. Levantar da disciplina a ser realizada a avaliação, quais são os pontos principais da matéria seja na forma de tópicos, resumos, reescrita da matéria, leitura do material de didático e/ou outra fonte recomendada pelo professor, fazer mapas conceituais, caso seja matéria de cálculos, refazer alguns exercícios. Para uma boa realização de prova, recomendo um dia antes, não dormir tarde, ter uma boa alimentação e ser otimista que você aprendeu, vai dá conta.

 

 

Como a família pode auxiliar no êxito acadêmico do aluno?

 

 Esse outro elo do tripé da educação é muito importante, ele fortalece as relações e exigências do compromisso da qualidade e da aprendizagem do aluno/filho. A família presente nos estudos do filho, seja para elogiar as atividades, cobrar os compromissos com o dever de casa, e não tem nada que paga o sorriso do filho quando está bem nos estudos e melhor ainda na família.

 

 

 

Sabemos que as novas tecnologias tem papel preponderante no acesso às informações, inclusive as escolas inserem os recursos midiáticos no cotidiano estudantil. Neste sentido, como o Colégio atua a fim de utilizar os recursos, sem comprometer o desempenho escolar?

 

No Colégio Promove, as tecnologias são cotidianas em nossos processos de aprendizagem, pois favorecem um aprendizado dinâmico, flexível e conseguimos extrair do aluno um resultado real do seu conhecimento sobre tal conteúdo e assim conseguimos extrapolar a parte física da sala de aula, tornando o mundo a nossa sala de aula.

 

 

De qual forma o Colégio Promove estimula seus alunos a tratarem os estudos com uma visão profissionalizante?

 

No Colégio Promove os alunos são estimulados a realizarem projetos multidisciplinares que envolvem todos as disciplinas, assim, trabalhamos as seguintes competências: criatividade, resolução de problemas, trabalho de equipe, liderança, pensamento crítico, pontualidade e gerenciamento de conflitos em grupos. O aluno consegue fazer uma análise do seu potencial, apresentando seus pontos fortes e fracos, onde a escola apresenta um suporte para que esses pontos fracos sejam diminuídos ou até mesmo extintos com reuniões individuais ou coletivas com psicopedagoga e outros profissionais disponibilizados pela Rede de Ensino Promove.

 

 

No primeiro ano de existência, a interação “família/instituição”, as visitas e passeios de caráter estudantil e os momentos de lazer, foram diferenciais que os pais e a comunidade puderam acompanhar de perto via redes sociais. O que esperar para este ano? O que o Colégio Promove reserva aos seus alunos?

 

No ano de 2019, será um ano espetacular, o aluno será ainda mais protagonista do seu conhecimento com boas parcerias tanto do Colégio, dos professores, funcionários e família. Não posso contar tudo, mas digo, teremos projetos na área de Educação Financeira, Educação Ambiental, Responsabilidade Social e voluntariado, Educação Tecnológicas, oficinas de aprendizagem e outros, sempre com o apoio da família e da cidade e região.


Publicada em: 25/01/2019

Notícias Relacionadas: