O melhor plano é estudar aqui!
31 3774-0705
31 98973-2614
Técnico em Segurança do Trabalho

Técnico em Segurança do Trabalho


Modalidade: Ensino Técnico

Duração: 20 meses

Portaria de autorização: nº 392/2018, de 07/04/2018

Horário das aulas: segunda a sexta, das 19h às 22h35min

Local das aulas: Unidade Sede - Centro

Previsão início: 21 de maio de 2018

Matrículas: poderão ser feitas na secretaria da Unidade 1 (R. Dr. Pena, 163, Centro) de 7h às 12h30min ou na Secretaria da Unidade Sede (R. Dr. Pena, 35, Centro) de 13h às 21h. Os documentos necessários são: xerox de Identidade e CPF – do aluno e dos pais ou responsáveis quando for menor; comprovante de endereço; 02 fotografias 3x4; prova de estar em dia com as obrigações do serviço militar, na forma da lei; certificado de conclusão e histórico escolar; ficha de matrícula preenchida.

 

CONHEÇA O CURSO:

A cada dia a cidade de Sete Lagoas vem se consolidando como um polo de importantes indústrias da região. Uma das grandes preocupações atuais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é a quantidade de acidentes de trabalho no Brasil.

O documento Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho 2015-2016, divulgado pelo MTE em 2015, apontou que houve 2.797 acidentes do trabalho fatais em 2013 no Brasil, o que correspondeu a uma taxa de mortalidade de 6,53 a cada 100.000 segurados no país. Além disso, o mesmo relatório destaca que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) faz a estimativa de que 2,34 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo devido a acidentes de trabalho.

A principal forma de diminuir estas estatísticas é a prevenção. Por isso o colégio Técnico Promove propõe um curso Técnico em Segurança do Trabalho para formar profissionais abalizados e comprometidos com as questões éticas e legais que permeiam os diversos processos de trabalho nas áreas e das relações intra e entre equipes.

O Técnico em Segurança do Trabalho atua em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais, como integrante dos serviços especializados regidos pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Pode, também, atuar como prestador de serviços em empresas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança.

Esse profissional participa de projetos de educação do trabalhador, incluindo, especialmente, os programas de prevenção de risco à segurança e saúde, controle de perdas humanas e perdas por danos à propriedade e ao meio ambiente.

Ao final do curso ele deve ser capaz de:
➢ Analisar Métodos e processos laborais;
➢ Realizar procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos;
➢ Identificar fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador;
➢ Criar e divulgar normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional;
➢ Promover programas, eventos e capacitações;
➢ Levantar e utilizar dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas;
➢ Produzir relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

 

MATRIZ CURRICULAR: