O melhor plano é estudar aqui!
31 3774-0705
31 98973-2614

História do dia das Mães

Conheça um pouco da data oficial para homenagear as mães

Está data vem com muita importância no mundo ocidental. Comemorada sempre no segundo domingo do mês de maio, ela vem cheia de amor, carinho, afeto e consideração às mães, que são pessoas importantes em nossa vida.  

Mas como essa data passou a ser considerado o Dia das Mães?  

Há relatos que em tempos antigos havia referências envolvendo a figura da Mãe, sobretudo o simbolismo judaico-cristão com as figuras Eva e Maria. Mas foi somente no começo do século XX que as mães passaram a ter uma data oficial para serem homenageadas.  

A escolha dessa data vem com a história de Anna Jarvis, que perdeu sua mãe em maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia Ocidental, EUA. E diante de tanto sofrimento, ela decidiu com ajuda de outras moças, organizar um evento para homenagear todas as mães e mostrar a todos a importância da figura materna.  

No dia 10 de maio de 1908, o grupo que fazia parte da Igreja Metodista Andrews de sua cidade, conseguiu celebrar um culto, repercutindo em grandes líderes locais e um governador do estado da Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, que definiu a data de 26 de abril como o dia oficial para a comemoração em homenagem ao dia das mães. Logo a notícia se espalhou e chegou aos ouvidos do presidente dos EUA, Woodrow Wilson, que em 1914, propôs que este dia fosse comemorado no segundo domingo de maio.  

Em outros lugares também teve foco ao comemorar a data, geralmente associados a instituições religiosas. No caso do Brasil, somente no governo provisório de Getúlio Vargas em 1932, que o dia das mães passou a ser celebrado usando o molde dos Estados Unidos.  

  

Na nossa instituição, os alunos do 6.º e 7.º ano aproveitaram a aula de artes da Prof. Clarissa Carvalho e confeccionaram lindos colares feitos com cola, papelão e barbantes coloridos para presentear aquela pessoa importante neste dia das Mães. Confira abaixo alguns dos trabalhos. 

 

Referências:

FERNANDES, Cláudio.    "Dia das Mães"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes.htm>. Acesso em 09 de maio de 2019. 


Publicada em: 12/05/2019

Notícias Relacionadas: