O melhor plano é estudar aqui!
31 3774-4183
31 98973-2614

Resenhas: Confira as resenhas do livro 'A ilha perdida.'

Trabalhos foram desenvolvidos pelos aluno do 8º ano e ministrado pela professora Daniela

Resenha do livro: A Ilha Perdida

Autora: Maria José Dupré

Editora: Ática

 

Maria Eduarda Maia de Oliveira

O livro fala de dois garotos que queriam visitar uma ilha perdida perto da fazenda de seus padrinhos e não aguentavam mais esperar para irem com seu padrinho e com seus primos, então eles resolveram ir escondido de todos.

Henrique e Eduardo costumavam passar as férias na casa de seu padrinho onde também moravam seus primos, Oscar e Quico, a casa ficava um pouco longe da onde eles moravam. Certo dia Oscar e Quico começaram a contar histórias e lendas sobre a “ilha perdida” que ficava ali próximo da casa deles atravessando o rio, Henrique e Eduardo ficaram curiosos e queriam visitar a ilha acharam uma canoa ali por perto e disseram aos seus tios que iriam visitar uma fazenda vizinha.

Henrique e Eduardo atravessa o rio e chegam às margens da ilha chegando lá eles amarram a canoa quando com uma chuva forte com enchentes um tronco junto da forte correnteza leva a canoa embora, desesperados Eduardo vai em busca de comida e Henrique fica na praia aonde ele encontra um homem que morava na ilha a anos chamado Simão que o aprisionou, Eduardo enquanto seu irmão estava preso construiu uma jangada salvou seu irmão do homem eles entram na jangada e voltam para a fazenda onde encontram seus tios e primos preocupados e procurando eles a dias. Ao chegarem na fazenda tomaram banho e contaram o que havia acontecido. No dia seguinte, receberam uma carta de suas irmãs, dizendo que elas iriam para a Ilha.

Toda a família preparou a bagagem e resolveram ir até a ilha perdida procurar Simão para conhecê-lo. No outro dia choveu muito. Eles caíram na lama e ficaram muito sujos. Como não encontraram Simão, resolveram ir embora.

 

Luiz Gustavo Martins Vilaça

O livro A ilha perdida da autora Maria José Dupré é uma trama dos anos 40, nesse livro sabemos da história dos irmãos Henrique e Eduardo, ambos têm o sonho de ir para uma ilha que fica no centro do rio da fazenda de seus padrinhos, um dia eles têm a ideia de tentar consertar um barquinho jogado para ir a ilha. Eles planejam tudo e vão à ilha, lá eles ficam e adentram, na hora de retornar não conseguem achar o barquinho e lá ficam presos.

No outro dia Simão um morador da ilha pega Henrique e a partir daí a trama começa a ficar mais intensa. Eu em minha opinião achei esse livro muito interessante, ele te instiga a lê-lo, quanto mais ler mais você tem vontade de ver o final. São 127 páginas, 127 páginas de uma história muito bem construída, um aspecto da autora que o redigiu.

A obra em si contém poucos personagens, ao todo são 12, eles são: Henrique, Eduardo, Quico, Oscar, Bento, Eufrosina, o Padrinho, a Madrinha, Vera, Lúcia, Simão e Nhô Quim. A história ocorre em 3 lugares basicamente, a fazenda dos padrinhos, no rio e na ilha.

Para mim a parte mais interessante é a parte onde Henrique é capturado por Simão, que lhe ensina várias técnicas de caça, pesca entre outras. A obra é uma obra superinteressante, recomendo muito, acho que principalmente aqueles que gostam de aventura e drama.

 

Bárbara Luiza Gonçalves Valgas

Eduardo e Henrique resolvem explorar uma misteriosa ilha e descobrir se as histórias que ouvem sobre o lugar são reais.

Acabam se envolvendo em uma grande aventura em que um velho sábio ensina o respeito e o amor à natureza. Nunca li um livro de Maria José Dupré, mas confesso que esse ganhou o meu coração. É um livro apaixonante e muito bem escrito.

Ele mostra como devemos respeitar os animais, a natureza e os mais velhos. A autora soube fazer a história em momentos críticos, tensos e cômicos.

A narração é feita em 3°pessoa.As ilustrações são de Edmundo Rodrigues e contribuem para se encantar ainda mais com o livro. O inicio eu esperava algo mais divertido, a trama é muito realista e até um pouco assustadora em determinadas partes.

Nada fantasioso e ainda com uma mensagem incrível no final. Em se tratando de um livro infantil me assustei um pouco, pois a história trás muita profundidade porém eu recomendo muito esse livro por causa das questões de moral e ensinamento.

 

 


Publicada em: 18/06/2021
Tags: