O melhor plano é estudar aqui!
31 3774-0705
31 98973-2614

ENEM: Como se preparar?

Confira as 7 melhores dicas para se preparar para o Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser a grande oportunidade para quem deseja começar a vida acadêmica, seja em uma instituição pública ou privada. É por este motivo, que a preparação deve ser planejada e levada a sério, e isto leva tempo, disciplina e foco. Confira então, as 7 melhores dicas para se preparar para o Enem.

 

  1. Faça um cronograma de estudos.

É necessária a elaboração de um plano de estudos com metas semanais, desta forma fica mais difícil desviar do seu objetivo conforme a semana passa e o conteúdo fica mais “pesado”. Liste todas as matérias que precisar dando prioridade aquelas que mais pesam e que tem mais dificuldade.

Você pode montar seu cronograma, separado pelos horários das aulas, momento de estudo e tempo para descansar, lazer e atividades físicas.

 

  1. Determine qual o melhor ambiente de estudo.

O melhor ambiente é aquele que contém iluminação adequada, ventilação e que não tenha qualquer barulho. Um ambiente de sua casa com essas característica é o mais apropriado, longe de televisores, comida e celular. Lembre-se que o cronograma deve ser seguido, e foi planejado para isso. Caso não encontre este ambiente na sua casa, procure uma biblioteca ou cafeteria mais próxima.

 

  1. Comece pela parte fácil

Não é recomendado que seus estudos comecem pelos exercícios mais complicados, já que é necessário uma base e reforça-la se necessário. A melhor maneira de estudar é ter concentração na teoria e na solução dessas atividades, obedecendo a ordem e aumento as dificuldade aos poucos.

 

  1. Faça um simulado

Ficar horas concentrado na resolução das questões não é tarefa fácil. Por causa disso, o treino é importante. Uma boa opção é a utilização de simulados que auxiliam em quais matérias devem precisar de mais dedicação e o que ajudará familiarizar em dois aspectos importantes: a preparação física/emocional e o bom gerenciamento do tempo gasto na prova. Clique aqui para fazer um simulado.  

 

  1. Redação em prática

Com toda certeza é um dos critérios mais importante do Enem. Determinadas universidades dão prioridade às maiores notas da redação. Tendo em mente este detalhe, é necessário praticar redação toda semana. A ciência de temas atuais, leitura de jornais e revistas é indispensável para ter a preparação e conhecimento na hora de escrever sua redação.

  1. Tire todas as suas dúvidas

Essa é a hora de todas as suas dúvidas desaparecerem. Faça uma anotação e recorra aos seus professores. Não se esqueça de anotar! Se esquecer, só vai lembrar na hora da prova.

 

  1. Saúde sempre

A ausência dos cuidados a saúde afeta diretamente na qualidade dos seus estudos. Você deve dormir bem no mínimo seis horas por dia e cuidar da alimentação sem extrapolar. É bom evitar ingerir doces antes das provas, e comer alimentos integrais que diminuem o apetite durante a realização do Exame.

 

E ai, gostou das dicas? Desejamos que você tenha sucesso sempre!

Veja mais: 
Edital do ENEM 2019

As provas do Enem 2019 serão realizadas em dois domingos seguidos: 3 e 10 de novembro de 2019.

 

O sucesso é uma consequência, e não um objetivo” – Gustave Flaubert

 

LESME, Adriano. “7 dicas fundamentais para se preparar para o Enem”. Disponível em: https://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/enem/7-dicas-para-se-preparar-para-enem.htm. Acesso em: 21 de maio


Publicada em: 28/05/2019

Notícias Relacionadas: